1. Preparação dos Instrumentos: Face ao caracter exploratório dos percursos de vida destas crianças e das suas famílias, optámos pela utilização de uma entrevista aberta. Este Instrumento permite uma maior liberdade na abordagem do tema, recolher um maior número possível de informações e permite ainda uma melhor compreensão das especificidades deste fenómeno.
  2. Identificação das Famílias: As famílias presentes no estudos foram identificadas pelos vários parceiros da investigação e são oriundas de várias zonas do país.
  3. Colheita de Dados: Dados recolhidos por entrevista Aberta, gravada via áudio. Os dados são recolhidos com os pais destas crianças e com técnicos directamente ligados a esta realidade.
  4. Análise dos Dados: Na análise dos dados será usada a metodologia “Grounded Theory”. Esta consiste na construção, e não na verificação, de teoria, a qual é construída a partir da recolha e da análise sistemática e rigorosa dos dados. É um método indutivo, com procedimentos de investigação que conduzem à emergência de categorias, estas são relacionadas com os outros conceitos para explicar teóricamente a acção da realidade em estudo.
  5. Divulgação dos Resultados: Os resultados do projeto serão divulgados em Congresso Internacional Previsto para Março de 2013, em que será feita apresentação pública do livro.