Livros e capitulos de livros
- Haddad, M. (2019). X Frágil e inclusão escolar. São Paulo: Reino Editorial
- Franco.V.(org) (2013). Síndrome de X Frágil- Pessoas, contextos e percursos. Évora: Ed. Aloendro.
- Franco.V.(org) (2014). Síndrome de X Frágil- Pessoas, contextos e percursos. Curitiba: Editora da UFPA
- Franco, Vitor. (2014) Caminos y trayectorias de los niños con síndrome x frágil. MEDINA GÓMEZ, B & GARCÍA ALONSO, I. . Síndrome X Fragil – Manual para profesionales y familiares. ed. Madrid: Altaria, 2014, p. 137-156.
- Franco, Vitor (2014) . Envolvimento e percurso escolar de crianças com Síndrome de X Frágil. Veiga, F. (Coord.). Envolvimento dos Alunos na Escola: Perspetivas Internacionais da Psicologia e Educação. ed. Lisboa: Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, 2014, p. 373-383.
Teses de Doutoramento
A inclusão escolar dos alunos com Síndrome do X Frágil – Estudo comparativo sobre a perspectiva dos pais e dos professores, em Portugal e no Brasil, nos anos iniciais de escolaridade.- Monaliza Haddad, Universidade de Évora, 2019
Teses de Mestrado
- As Perspectivas de futuro de mães de pessoas com Síndrome de X-Frágil – Mara Pereira – Universidade de Évora, 2011
- Os percursos Inclusivos no ciclo de vida da pessoa com Síndrome de X-frágil – Liliana Morais – Universidade de Évora, 2011
- A história depressiva e o Apoio social nas mães de crianças com Síndrome de X-Frágil – Célia Velhinho – Universidade de Évora, 2013
- Diferenças de género nas narrativas sobe o desenvolvimento de filhos com Síndrome do X Frágil – Elsa Ramalhinho, Universidade de Évora, 2015
- Responsividade Materna em Bebés com Sinais Precoces de Risco- Maria Helena Chora– Universidade de Évora, 2017
- Identificação de sinais precoces de risco em crianças com Síndrome de X Frágil a partir de vídeos familiares- Nuno Costa -Universidade de Évora, 2017
- Diagnóstico e Deteção de Sinais precoces de Risco de Síndrome de X Fragil – Cátia Carmo – Universidade de Évora, 2018
- Interação mãe-bebé em sessões musicais com crianças com sinais precoces de risco- Cristiana Silva – Universidade de Évora, 2018
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Publicações
- Medina-Gomez, B. & Franco, V. (in press). Adaptación Parental al Síndrome X Frágil: Revisión Sistemática. Revista Argentina de Clinica Psicológica. (Aceite para publicação em 2018).
- Medina-Gomez, B., Franco, V. (2018).bEn el momento del diagnóstico son prioritarias las necesidades del hijos con Síndrome X Frágil. Siglo Cero – Revista Española sobre Discapacidad Intelectual, vol. 49 (3), nº 267, pp 95-108.
- Raspa,M. Franco,V. Bishop, E., Wheeler,A.C, Wyliea, A., Bailey,D. (2018).A comparison of functional academic and daily living skills in males with fragile X syndrome with and without autism. Research in Developmental Disabilities 78. 1–14.
- Haddad, M., Franco, V. (2016) Inclusão educativa de crianças com Síndrome de X Frágil in Estrela, Teresa (ed.) Diversidade e Complexidade da Avaliação em Educação e Formação. Contributos da Investigação. Atas do XXII Colóquio da AFIRSE Portugal. Lisboa: EDUCA/AFIRSE Portugal (p. 1438-1448).
- Rosot, N., Franco, V. Reichi, T (2017) A Síndrome do X Frágil e o estabelecimento de fenótipos cognitivo-comportamentais: uma revisão sistemática de literatura. Ciência e Cognição, 22(1) 30-40.
- Franco, V., Apolónio, A., Ferreira, F., & Albuquerque, C. (2014). A perspetiva das famílias quanto às respostas do sistema de saúde e seus profissionais às crianças com Síndrome de X Frágil. Millenium – Journal of Education, Technologies, and Health, 47, 7-20.
- Franco, V., Bertão, A., & Melo, M. (2013). A investigação sobre as pessoas com deficiência na perspectiva de curso de vida: estudo de crianças e jovens com Síndrome de X Frágil. Revista Sensos, 3(2), 151-162.
- Franco, V. Santos, G., & Pires, H. (2013). Constraints and challenges on inclusive education of children with Fragile X Syndrome. European Journal of Child Development, Education and Psychopathology, 1(2), 75-86.
- Carmona, C. ; Franco, V. (2012) Dimensões desenvolvimenta
is da Síndrome do X- Frágil – Uma reflexão sobre o estado da arte. INFAD- International Journal of Developmental and Educational Psychology, Ano XXIV nº 1, vol 1, 81-92. - Morais, L. & Franco, V. (2011). Inclusão familiar e pré-escolar de crianças com Síndrome de X-frágil: Estudo Exploratório – II Congresso Internacional Interfaces da Psicologia. Actas do II Congresso Internacional Interfaces da Psicologia. Universidade de Évora. pp. 494-512.
- Morais, L.; Franco, V. (2012). Percursos inclusivos familiares e pré-escolares de crianças com Síndrome do X-Frágil – Estudo exploratório no contexto português. INFAD- International Journal of Developmental and Educational Psychology, Ano XXIV nº 1, vol 1, 225-234.
- Franco, V., Apolónio, A., Albuquerque,C., Ferreira, F. (2013). Healthcare system and professionals and Fragile X Syndrome: The families perspectives, Atención Primaria. 2013;45 (Espec Cong 1):59-131.
- Velhinho, C; Franco, V (2013) Estado emocional materno e suporte social na Síndrome do X Frágil, INFAD- International Journal of Developmental and Educational Psychology, Ano XXV nº 1, vol 1,685-694.
Posters em Congressos
- Inclusão familiar e pré-escolar de crianças com Síndrome de X-frágil: Estudo Exploratório – II Congresso Internacional Interfaces da Psicologia; 2011 link
- Franco, Vitor; Pilotto, Rui ; Haddad, Monaliza. A Intervenção multidisciplinar na Síndrome do X Frágil. XXV Congresso Nacional das APAES. Fenapaes. Foz de Iguaçu, Brasil. 2014.
Comunicações Orais em Congressos
- Síndrome de X-Frágil: O Percurso Inclusivo de Crianças e Famílias; XI Congresso Internacional Galego-Portugués de Psicopedagoxia, 2011
- Abordagem qualitativa do percurso inclusivo das pessoas com Síndrome de X-frágil; II Congresso Internacional Interfaces da Psicologia; 2011
- Dimensões Desenvolvimentais da Síndrome de X-frágil – uma reflexão sobre o estado da arte; IX Congresso Internacional INFAD; 2012
- The Inclusive Pathways of Children with Fragile X Syndrome, 3d International Conference on Health, Wellness and Society S.Paulo (Brasil) May, 2013
- EARLY INTERVENTION AND FRAGILE X SYNDROME; InPACT- International Psychological Applications Conference and Trends, Madrid, Abril 2013.
- FROM THE FIRST SIGNS TO DIAGNOSIS: THE “DIAGNOSTIC ODYSSEY” OF CHILDREN WITH FRAGILE X SYNDROME; InPACT -International Psychological Applications Conference and Trends, Madrid, Abril 2013.
- Mother’s emotions and social support in Fragile X Syndrome; XX International Congress INFAD, Moscovo, Abril 2013.
- Percursos Inclusivos das crianças e famílias portadoras de Síndrome X-Frágil, 1º Simpósio do inED, Porto, Maio 2013.
- Healthcare system and professionals and Fragile X Syndrome: The families perspectives, Ist World Congress of Children and Youth Health Behaviors, Viseu, Maio 2013.
- Saúde, educação e família no percurso inclusivo de crianças com SXF, Includit, Conferência Internacional para a Inclusão, Leiria, Junho, 2013.
- Envolvimento e percurso escolar de crianças com SINDROME DO X FRÁGIL. International Congress Students’ Engagement in School: Perspectives of Psychology and Education”, Lisboa, Julho 2013.
- A investigação sobre a deficiência na perspectiva da Life-Course Approach – o estudo das famílias com SXF, VIII Simpósio Nacional de Investigação em Psicologia, Aveiro, Junho 2013.
- Albuquerque, Carlos; Melo, Madalena; Bertão, Ana; Franco, Vitor (2014) . The research on developmental disabilities and Fragile X Syndrome in Life Course Perspective. In: 2º CONGRESSO MUNDIAL DEINVESTIGAÇÃO EM SAÚDE, 2014. Viseu. 2º Congresso Mundial de Investigação em Saúde. 2014.
- Franco, Vitor (2014) Síndrome do X Frágil e Aconselhamento Genético: Conhecer para melhor Atender .Congresso Nacionaldas APAES. FENAPAES. Foz Iguaçu.