Mesas de Comunicações Livres e Posters
Programa
Dia 12 – Sexta Feira
17:00- 18:00 – Comunicações Livres
Mesa 1 – Sala Anexa ao Auditório
Coordenação: Graça Santos (Universidade de Évora)
Comunicação |
Autor(es) |
As características da síndrome e as suas implicações nas funções da respiração, mastigação, deglutição e fala | Ana Paris Leal (PIN – Progresso Infantil – Arte e Fala) |
Incluir a síndrome de x-frágil no 1º CEB: o contributo de uma proposta didática | Tânia Cristina Oliveira Costa (Instituto de Educação- Univ. Lisboa) |
Síndrome de x-frágil e as suas expressões clínicas: do diagnóstico à intervenção | Cláudia Bandeira de Lima (Unidade de Neurodesenvolvimento, Hospital de Santa Maria – CHLN) |
Musicoterapia y X-frágil | Susana Gutierrez Jimenez (Associação de Paralisia Cerebral de Évora) |
Mesa 2- Sala anexa ao Auditório
Coordenação: Marta Prieto Flórez (ASXFEX)
Comunicação |
Autor(es) |
Efeitos do suporte social no funcionamento das famílias de crianças com necessidades educativas especiais: contributos de um estudo qualitativo sobre as percepções parentais | Sara Maria Alexandre Silva Felizardo (Escola Superior de Educação de Viseu) |
Ser família na Deficiência – Desafios e sobrevivências… | Rosa do Carmo Sousa do Amaral (PIN)Mafalda Dinis Correia(PIN) |
Os Pais como Parceiros – da utopia à realidade | Margarida Rosário (Movimento Pais-Em-Rede, Núcleo Évora) |
Acompanhamento e sensibilização, duas faces da mesma medalha | Pascale Michel Rachel Millecamps (Ass. João Cidade, Montemor-o-Novo) |
Dia 13 – Sábado
15:00 – 16:00 Comunicações Livres
Mesa 3 – Auditório
Coordenação: Carla Carmona (Universidade de Évora)
Comunicação |
Autor(es) |
As novas tecnologias como promotor da inclusão social | Ana Margarida Nunes da Costa (Centro de Paralisia Cerebral de Beja) Luís Garcia (Escola Superior de Tecnologias Informática e Gestão – ESTIG) Sílvia Coelho dos Reis (Centro de Paralisia Cerebral de Beja) |
A Inclusão das PEA em contexto Escolar – Da Educação Física ao Desporto Escolar” | Eduarda Correia (Direção Geral de Educação- Divisão de Desporto Escolar) |
A evolução da leitura e escrita de uma criança com Síndrome X-Frágil após a aplicação de um programa de intervenção individual | Ana Rita Almeida Correia Margarida Alves Martins (ISPA-IU) |
14:30 – 16:00 – Posters
Hall de Entrada do Fórum
Poster |
Autor(es) |
Estudo qualitativo sobre os efeitos do software educativo na promoção da interação social das crianças com autismo | Vanessa Benigno (Professora do 1º CEB) Belmiro Rego (IPV – Escola Superior de Educação, Viseu) Sara Alexandre Felizardo (IPV – Escola Superior de Educação, Viseu) |
Percursos inclusivos no ciclo de vida da pessoa com síndrome de X-frágil | Liliana Romero Morais(Universidade de Évora) |
O lugar da deficiência na produção científica em Portugal | Ana Rita Alves Vitor Franco (Universidade de Évora) |
X-Frágil e Transdisciplinaridade – Análise de um Caso. | Carlos Ribeiro Isabel Rebordão Leticia Rubin Susana Jimenez (Associação de Paralisia Cerebral de Évora) |
Desenvolvimento neuropsicológico na Síndrome de X-Fragil: interpretar os perfis de desenvolvimento | Paula Jorge (Centro de Genética Médica Dr. Jacinto Magalhães, Porto) Carla Carmona (Centro de Genética Médica Dr. Jacinto Magalhães, Porto) |
Ferramentas robóticas nas Perturbações do Espectro do Autismo | Filomena Soares; S. Costa; S. Silva; N. Gonçalves; J.Rodrigues; Cristina Santos; Ana Paula Pereira (Universidade do Minho) Maria Fátima Moreira (APPACDM Braga) |
Respostas curriculares e educativas disponibilizadas entre 1997 e 2007 às crianças com síndrome x frágil, no concelho de alandroal | Silvia Rocha (Universidade de Évora) |
Promoção de práticas de sala de aula inclusivas: Projecto Distinct | Luísa Grácio, Marília Cid, Elisa Chaleta, Isabel Fialho (Universidade de Évora/ CIEP), Maria José Saragoça (CIEP) Nicole Rebelo (CIEP) |