Mesas de Comunicações Livres e Posters

Programa

 

Dia 12 – Sexta Feira

17:00- 18:00 – Comunicações Livres

Mesa 1 –  Sala Anexa ao Auditório

Coordenação: Graça Santos (Universidade de Évora)

Comunicação

Autor(es)
As características da síndrome e as suas implicações nas funções da respiração, mastigação, deglutição e fala Ana Paris Leal (PIN – Progresso Infantil – Arte e Fala)
Incluir a síndrome de x-frágil no 1º CEB: o contributo de uma proposta didática Tânia Cristina Oliveira Costa (Instituto de Educação- Univ. Lisboa)
Síndrome de x-frágil e as suas expressões clínicas: do diagnóstico à intervenção Cláudia Bandeira de Lima (Unidade de Neurodesenvolvimento, Hospital de Santa Maria – CHLN)
Musicoterapia y X-frágil Susana Gutierrez Jimenez (Associação de Paralisia Cerebral de Évora)

 

Mesa 2- Sala anexa ao Auditório

Coordenação: Marta Prieto Flórez (ASXFEX)

Comunicação

Autor(es)
Efeitos do suporte social no funcionamento das famílias de crianças com necessidades educativas especiais: contributos de um estudo qualitativo sobre as percepções parentais Sara Maria Alexandre Silva Felizardo (Escola Superior de Educação de Viseu)
Ser família na Deficiência – Desafios e sobrevivências… Rosa do Carmo Sousa do Amaral (PIN)Mafalda Dinis Correia(PIN)
Os Pais como Parceiros – da utopia à realidade Margarida Rosário (Movimento Pais-Em-Rede, Núcleo Évora)
Acompanhamento e sensibilização, duas faces da mesma medalha Pascale Michel Rachel Millecamps (Ass. João Cidade, Montemor-o-Novo)

 

Dia 13 – Sábado

15:00 – 16:00 Comunicações Livres

Mesa 3 –  Auditório

Coordenação: Carla Carmona (Universidade de Évora)

Comunicação

Autor(es)
As novas tecnologias como promotor da inclusão social Ana Margarida Nunes da Costa (Centro de Paralisia Cerebral de Beja)
Luís Garcia (Escola Superior de Tecnologias Informática e Gestão – ESTIG)
Sílvia Coelho dos Reis (Centro de Paralisia Cerebral de Beja)
A Inclusão das PEA em contexto Escolar – Da Educação Física ao Desporto Escolar” Eduarda Correia  (Direção Geral de Educação- Divisão de Desporto Escolar)
A evolução da leitura e escrita de uma criança com Síndrome X-Frágil após a aplicação de um programa de intervenção individual Ana Rita Almeida Correia
Margarida Alves Martins
(ISPA-IU)

 

 

 

14:30 – 16:00 – Posters

Hall de Entrada do Fórum

Poster

Autor(es)
Estudo qualitativo sobre os efeitos do software educativo na promoção da interação social das crianças com autismo Vanessa Benigno (Professora do 1º CEB)
Belmiro Rego (IPV – Escola Superior de Educação, Viseu)
Sara Alexandre Felizardo (IPV – Escola Superior de Educação, Viseu)
Percursos inclusivos no ciclo de vida da pessoa com síndrome de X-frágil Liliana Romero Morais(Universidade de Évora)
O lugar da deficiência na produção científica em Portugal Ana Rita Alves
Vitor Franco
(Universidade de Évora)
X-Frágil e Transdisciplinaridade – Análise de um Caso. Carlos Ribeiro
Isabel Rebordão
Leticia Rubin
Susana Jimenez
(Associação de Paralisia Cerebral de Évora)
Desenvolvimento neuropsicológico na Síndrome de X-Fragil: interpretar os perfis de desenvolvimento Paula Jorge (Centro de Genética Médica Dr. Jacinto Magalhães, Porto) Carla Carmona (Centro de Genética Médica Dr. Jacinto Magalhães, Porto)
Ferramentas robóticas nas Perturbações do Espectro do Autismo Filomena Soares; S. Costa; S. Silva; N. Gonçalves; J.Rodrigues; Cristina Santos; Ana Paula Pereira (Universidade do Minho)
Maria Fátima Moreira (APPACDM Braga)
Respostas curriculares e educativas disponibilizadas entre 1997 e 2007 às crianças com síndrome x frágil, no concelho de alandroal Silvia Rocha (Universidade de Évora)
Promoção de práticas de sala de aula inclusivas: Projecto Distinct Luísa Grácio, Marília Cid, Elisa Chaleta, Isabel Fialho (Universidade de Évora/ CIEP), Maria José Saragoça (CIEP) Nicole Rebelo (CIEP)